Sustentabilidade: natureza, sociedade e questão ambiental.


O crescimento econômico depende da ampliação do consumo de mercadorias e de serviços, da criação de necessidades e satisfação daquelas que são fundamentais à vida humana. O consumismo tornou-se ideologia, levando as pessoas a acreditarem que isso é uma necessidade e símbolo de modernidade.
O que vem preocupando, principalmente os ambientalistas, é o fato do desenvolvimento e expansão econômica estarem conciliados a conservação do meio ambiente. Para que uma sociedade produza de forma que supra suas necessidades e ainda gere lucros, é inevitável a utilização de recursos naturais, principalmente os que possuem capacidade de gerar energia.
A maioria desses recursos não é renovável, e com o uso contínuo deles a natureza é afetada diretamente. Se forem mantidos os atuais padrões de produção e consumo, o desenvolvimento (que alguns chamam de progresso) continuará a agredir os sistemas naturais da terra.
Diante desse quadro, o ser humano se vê desafiado a encontrar caminhos alternativos para a propagação da economia e crescimento da sociedade, os quais alterem os atuais padrões de interferência na natureza.
A solução para grandes problemas ambientais requer acordos e ações entre países, mas se cada ser humano fizer sua parte o desenvolvimento sustentável poderá se tornar mais fácil e possível de ser concretizado, além disso, minimizará os impactos nos sistemas naturais e no ambiente.

3 comentários:

  1. Parabéns pelas ideias! São bastate desafiadoras.
    Anderson (blog: turmadasabedoria.blospot.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Anderson pelo seu comentário, muito bom saber que os textos estão sendo lidos e também agradando ao leitor. :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei o material exposto é bastante valioso. Alayde de fátima Bastos.

    ResponderExcluir