Conflitos internos... Caso a pensar


Bom… Esta semana foi bem confusa para mim, andei refletindo a respeito do nosso sistema político econômico, o atual – Capitalismo – sim, é ele; ando me perguntando todos os dias se não estamos presos, pelo simples fato de estarmos sempre comprando, comprando e comprando, quando na maioria das vezes, nem mesmo precisamos de tais coisas. E somos o tempo todo bombardeados (no sentido metafórico claro) pelas propagandas e marketing nas ruas, que nos levam ao consumismo exagerado.
Ah, ele sim, o capitalismo, inspira nossas compras, as mulheres são os principais alvos ou melhor vítimas. Mas, por que será que o socialismo não obteve sucesso?? Será porque Marx não o projetou na maneira certa? E os outros sistemas políticos?… Não sei. Mas continuo assim… a me perguntar: Será que nossas ideias sobre a vida e o cotidiano representam aquilo que pensamos ou o que a mídia quer que pensemos??
De qualquer forma, somos influenciados pelo meio em que vivemos. Desde tempos remotos o capitalismo vem ganhando espaço nas diferentes sociedades, a Europa medieval já possuía seus burguesinhos, e a busca pelo lucro e as circulações de bens a serem comercializados em diferentes regiões ganhavam cada vez maior espaço. 
Assim como Adam Smith disse em sua teoria do liberalismo econômico: “A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.” Seria interessante que a sociedade se esforçasse para ser igualitária, onde os pobres tivessem vez e os ricos também fossem punidos.
Contudo, muitos chegam a acreditar que seria impossível imaginar um outro mundo fora do capitalismo. Será?? Seria mesmo plausível afirmar que o capitalismo nunca teria um fim?  Sendo imortal ou mortal, o capitalismo ainda se faz presente em nossas vidas sob formas que se reconfiguram com uma velocidade notável. =/


Nenhum comentário:

Postar um comentário