Mulher: sua valorização e inclusão na sociedade.




A figura feminina ao longo da história da humanidade é marcada por ser sinônimo de submissão e acato, conceito que está se transformando no cenário atual do Brasil e do mundo. Não foi em vão que no decorrer das gerações, mesmo sob violência, as mulheres reivindicaram por seus direitos, e isso inclui a segurança como fator primordial. Observa-se assim, cada vez mais a conscientização da importância da mulher na sociedade e sua proteção.

O atual lema brasileiro: "Brasil, um país de todos", possui o desejo de expressar o que a democracia implantada no Estado almeja, que é a inclusão de todos os indivíduos e aos poucos as mulheres estão galgando patamares mais altos rumo a plenitude de seus direitos. Entretanto, concomitante a esse crescimento em direitos, aumentam também os índices de violência contra a mulher e seus números são impactantes. A violência não se resume apenas ao ato físico, existe uma série de fatores psicológicos, morais, sexuais entre outros, que contribuem para as agressões.

É perceptível que a mudança de pensamento e reflexão a respeito da segurança das mulheres deve ser algo implantado na educação das famílias brasileiras, a importância que o cônjuge dá a esposa ou filha, que um filho dá a mãe ou irmã, até mesmo a companheira de trabalho. São valores que transcendem o ambiente familiar e profissional e são refletidos diretamente no cotidiano da sociedade.  Desta maneira, tendem a andar em paralelo as intenções do governo e de sua população representada.

O ideal seria que houvesse uma conscientização mútua, um compromisso entre o Estado e as famílias que o forma. O respeito e a educação familiar devem fazer parte de programas educacionais e motivado pelas mídias, não existe mulher que apoia a violência, existe aquela que não denuncia por medo do agressor. Sendo assim, é possível entender que a valorização da mulher na sociedade conduz a um cenário de menor violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário