As crianças e as propagandas de consumo



A infância é a fase da vida pela qual todo adulto já passou, e é certo que em algum momento dela desejou possuir um produto divulgado na vitrine ou na tv. Porém nessa fase, considerada a da inocência, o indivíduo não demonstra noção, nem sabedoria para distinguir suas reais necessidades, podendo desta forma ser incentivado ao consumismo precoce.

Ao se deparar com personagens infantis de desenhos animados, alguma oferta de recompensa ou trilha sonora do filme preferido, a criança poderá ser persuadida ao consumo do produto apresentado. E é com esta intenção que muitas empresas elaboram propagandas dirigidas às crianças com a finalidade de convencê-las para o consumo, caso contrário não estariam satisfeitas. Trata-se de um consumismo que deve ser regulamentado para evitar problemas futuros.

A Constituição dos direitos da criança e do adolescente declara que os mesmos, não são aptos para serem responsáveis pelos seus atos, sendo assim, a intenção de persuadi-los seria uma prática abusiva e necessita de manutenção, com o objetivo de controlar e evitar comportamentos induzidos. Diante disso, diversas empresas interessadas na divulgação de seus produtos criticam essa regulamentação, entretanto o indivíduo possui a liberdade de comprar ou não.

O ideal seria que os pais passassem a conscientizar e a preparar os filhos para receber variados tipos de propagandas. É preciso ensinar que através da divulgação de um produto existem fatores que envolvem mais que a diversão, e sim relações de necessidade. Desta maneira estariam formando consumidores do futuro, capazes de identificar suas reais necessidades e conscientes do que, como e porque comprar, considerando a real importância do seu consumo.

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